top of page

Dica de cinema: "Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz"

  • Bianca Flores
  • 20 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura


Alguns dias queremos curtir sem sair de casa, por isso a dica de hoje é pra curtir do sofá.


O documentário "Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz" fala do arquiteto e urbanista João Batista Vilanova Artigas. Planejado pela família de Artigas foi produzido para comemorar o centenário do arquiteto.


Repleto de declarações de muitos arquitetos conhecidos como Ruy Ohtake e Paulo Mendes da Rocha, parentes e usuários dos edifícios projetados por Artigas, o filme é fantástico a cada segundo.


Além das declarações e imagens do arquivo pessoal, o documentário, permite conhecer e vivenciar as obras do arquiteto, com tomadas cronológicas, ao assistir você se sente presente em cada uma delas. É interessante observar as obras e identificar escalas e detalhes.

JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS



Filho de Alba Vilanova Artigas e Brasílio Artigas, Artigas nasceu em Curitiba, no Paraná, em 1915. Cursou o primeiro ano de engenharia na Escola de Engenharia do Paraná em 1932 e em 1933 se transferiu para a Politécnica de São Paulo para fazer engenharia e arquitetura. Em 1937, Artigas se forma engenheiro arquiteto e torna-se associado do Instituto de Engenharia.

Com um colega da politécnica, Duilo Marone, fundou a construtora Marone e Artigas. Trabalhou no escritório técnico do departamento de obras públicas da prefeitura de São Paulo.


Com Jacob Ruchti, arquiteto que conheceu no escritório de Gregori Warchavchick, estudou as obras de Frank Lloyd Wright, influenciando algumas de suas obras.


Artigas começa um escritório como profissional liberal por conta da inspiração obtida pelos movimentos dos arquitetos para a separação da profissão da engenharia. Mais tarde forma uma parceria com o arquiteto Carlos Cascaldi.


Artigas teve uma vida política muito ativa, também foi professor da politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Em 1961, projeto um novo prédio para FAU-USP, um de seus projetos que podemos considerar sua obra prima.

"Eu entrei para a engenharia para depois descambar para arquitetura" - Artigas

FICHA TÉCNICA


Escrito por Laura Artigas Direção: Laura Artigas e Pedro Gorski Produção: Olé Produções / Gal Buitoni e Luiz Ferraz Produção Executiva: Gal Buitoni Consultoria de criação: Marcelo Machado Montagem: Fernando Honesko Coordenação de pesquisa: Rosa Artigas Pesquisa de arquivo: Camila Camargo Direção de fotografia e câmera: Zé Mario Fontoura Direção de Arte: Ricardo Fernandes Música: Guilherme Garbato, Gustavo Garbato e Guilherme "Xibrusk" Schildberg Desenho de som e mixagem: Casa da Sogra Soluções Sonoras Pós-produção: Quanta Post Entrevistados: Álvaro Luis Puntoni, Antonio Francisco da Silva, Armenio Guedes, Carlos Guilherme Mota, Celso Pazzanese, Cesar Shundi Iwamizu, Cristiano Mascaro, Edgar Goncalves Dente, Eduardo de Jesus Rodrigues, Elza Garcia Mendonça D'Horta, Ezequiel Dutra de Lima, Fabio Valentim, Francisco da Silva, Francisco Petracco, Geraldo Vespasiano Puntoni, Jon Maitrejean, José Armênio de Brito Cruz, Juca de Oliveira, Julio Camargo Artigas, Julio Roberto Katinsky, Juvenal Juvêncio, Manuela Vaz Artigas, Marco Artigas Forti, Maria Fumiko, Marta Lacombe de Góes e Vasconcelos, Miguel Croce, Nelson Calil, Paul Firmin, Paulo Sergio Markun, Paulo Archias Mendes da Rocha, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Raí Souza Vieira de Oliveira, Reginaldo Forti, Reinaldo "Nardo" Carcioli, Rosa Camargo Artigas, Rosa Grena Kliass, Ruy Othake, Vera Lucia Domschke.

É possível assistir o filme online em várias plataformas, como no YouTube Filmes.


Não esqueça de nos contar o que achou do filme!



 
 
 

Comments


Destaques
Procurar por tags
Siga a Arquétipo
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Feed instagram
Postagens

© 2017 by Urban Artist. Por Bianca Flores

bottom of page