Iluminação: tipos
- Bianca Flores
- 17 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

A iluminação é o segredo de muitos projetos, ela interfere na impressão que temos do ambiente.
Sabia que a iluminação te causa emoções? Sim! A iluminação é o segredo.
A iluminação vem avançando desde a criação da lâmpada. Ao contrário do que a maioria conta por aí a criação da lâmpada não foi obra de Thomas Edson, já usava-se, para iluminação pública, um sistema com dois eletrodos de carvão muito próximos, por onde passava uma descarga elétrica. O problema dessa lâmpada era a produção de muita luz impossibilitando o uso em ambientes internos. Tendo então como primeira lâmpada para uso interno residencial e comercial a lâmpada de Edson.
Luminotécnica é o estudo da aplicação de iluminação artificial em ambientes externos e internos.
O assunto iluminação é tão amplo que teremos algumas postagens sobre diversos tópicos. Yeah! (risos)
Nesse aqui vamos falar sobre alguns tipos de iluminação.
O primeiro passo de um projeto luminotécnico é definir quais tipos de iluminação vamos usar: o que queremos iluminar e qual a sensação que queremos para o ambiente.
É importante lembrar que o projeto luminotécnico só acontece quando o layout está definido.

Iluminação geral é uniforme, sem sombras e preenche todo o ambiente. As luminárias são distribuídas de maneira que a luz fique uniforme.
A vantagem da iluminação geral é a maior flexibilidade do layout e as desvantagens são não atender necessidades específicas de ambientes que precisam de níveis de iluminância maiores e em alguns casos não é possível obter total controle de ofuscamento.

Iluminação de destaque é a luz direcionada ao que se pretende destacar, como um objeto ou uma superfície. Tem como objetivo chamar a atenção do olhar.

Iluminação para realização de tarefas. Tem como objetivo iluminar a área de trabalho.
Tem como vantagem maior controle dos efeitos luminotécnico e como desvantagem apresenta a necessidade de ser complementada por outro tipo de iluminação.
A iluminação de trabalho precisa estar dentro da norma brasileira 8995-1 de 2013, referente a iluminação de área trabalho.
Temos também:
Iluminação decorativa
Tem como destaque o objeto que produz luz.
Iluminação de efeito
Seu objetivo não é iluminar ou destacar e sim criar efeitos no ambiente. Exemplos: fachos de luz em uma parede ou jogo de luz e sombra em alguma superfície.
Alguns efeitos

"Wall washing" é o desenho da luz na parede: utilizados para destaques arquitetônicos, objetos ou até mesmo realçar uma parede.
Esse efeito é da luz vinda de uma luminária no teto: importante para não confundir com o próximo efeito.

"Up light" tem o mesmo objetivo do efeito anterior, porém o desenho da luz é debaixo para cima.
Um cuidado que se deve ter com esse tipo de efeito é o ofuscamento. A luz, por estar vindo do chão, chega com facilidade nos olhos causando ofuscamento.
Comments